LaDonna Adrian Gaines, mais conhecida por Donna Summer, nasceu em 31 de dezembro de 1948 em Boston(Massachusetts) e tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Disco.
Começou cantando no coral de uma igreja e depois se juntou ao grupo de rock "The Crow". Deixou o colegial e participou da produção do musical "Hair". Mudou-se para a Europa, participando de vários musicais.
Lançou em 1971 a música "Sally Go Round the Roses" que não obteve sucesso.
Em 1975, após conhecer os produtos Giorgio Moroder e Pete Bellotte lançou seu primeiro LP, Lady of the Night que fez um pouco de sucesso na Europa. A música Love to Love You Baby foi um grande "hit" no continente e, a gravadora Casablanca Records começou a distribuir o álbum nos Estados Unidos, tornando-se sensação.
Continuando a trabalhar com Moroder and Bellotte, surgiu o disco Love Trilogy em 1976 e, no mesmo ano, o álbum conceitual Seasons of Love. O trabalho seguinte, I Remember Yesterday(1977) e com o sucesso "I Feel Love", primeira música de sucesso com acompanhamento inteiramente feito por sintetizador.
Esta música, de enorme sucesso, influenciou o desenvolvimento da disc music, graças às inovações introduzidas por Moroder.
Atuou na comédia Thank God It's Friday ("Ainda bem que é sexta-feira"), e ganhou um Grammy pela trilha sonora. Lançou o álbum "Live and More" com outro enorme sucesso: MacArthur Park.
Mostrou seu talento como compositora "Bad Girls"(1979) e "Hot Stuff", com o qual ganhou outro Grammy. A música On the Radio, também de 1979, chegou ao primeiro lugar nas paradas americanas. E neste ano, gravou também um dueto com Barbra Streisand com a música Enough is Enough e, depois em 1999 com Tina Arena.
Nos anos 1980 ainda gravou algumas músicas bastante executadas, mas houve um declínio no sucesso no final desta década.
Continua em atividade e, é a maior representante do estilo disc music. O show gravado em 1999 renovou os arranjos e performance dos antigos sucessos. Simplesmente, imperdível.
terça-feira, 30 de janeiro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário